O que são Soft Skills e como desenvolver as suas

As “soft skills” são habilidades subjetivas, de difícil identificação e diretamente relacionadas à inteligência emocional das pessoas. Estas capacidades são, normalmente, adquiridas por meio das experiências vivenciadas ao longo do tempo.

Diferentes das chamadas “hard skills” – aquelas que, normalmente, entram no currículo e são aprendidas em cursos, faculdades, escolas e outros empregos, e que são específicas para cada área – as “soft skills” são interessantes para qualquer tipo de atuação profissional.

Elas são fundamentais para ajudar na adaptação às circunstâncias e no desenvolvimento de soluções eficazes para as situações adversas.

Quando você tem soft skills bem desenvolvidas, tem vantagens estratégicas importantes para o mercado de trabalho.

Na maioria das vezes elas são habilidades naturais. Contudo, elas também podem ser treinadas, praticadas e aprimoradas ao longo da sua vida e jornada em busca pelo autoconhecimento, por meio de reflexões e experiências que mostrem como ser melhor e saber conviver no mundo.

Quais as Soft Skills mais importantes para um profissional?

Segundo a revista Forbes e a consultoria ManspowerGroup, existem algumas soft skills muito importantes no universo profissional. Seguem algumas delas:

Comunicação – Aprenda os termos mais comuns na área de atuação e avalie como as pessoas se expressam em cada situação. Independentemente do seu cargo, saber se comunicar e repassar bem as suas ideias é primordial. É importante salientar que a comunicação tem dois lados e só funciona bem se todas as partes souberem tanto expressar quanto ouvir.

Flexibilidade – É preciso manter o foco em seus objetivos e ser estável quanto à forma que realiza o seu trabalho. Caso isso não aconteça, ele pode se tornar confuso e você corre o risco de se perder em meio a tantas mudanças e informações e nem sequer finalizá-lo.

Trabalho em Equipe – A maneira como você interage com os membros, de qualquer nível hierárquico, mostra o que você pode conceder de valor para a empresa no geral, e não somente para a sua área ou equipe.

Se você souber se comunicar de forma a engajar pessoas, é um ponto a mais. Isso quer dizer que você tem a capacidade de liderar, que é uma soft skill muito buscada no universo profissional.

Solução de Problemas – Identificar problemas, falhas e procurar por soluções de forma proativa é uma soft skill muito bem-vista. Se você conseguir ter um pensamento crítico ao lidar com um problema e buscar resolvê-lo de maneira a não atrapalhar a sua produtividade ou a do time, esse é um grande benefício.

Existem inúmeras Soft Skills e essas são apenas algumas das mais comuns e que mais fazem diferença no ambiente de trabalho. Pra saber mais, leia na íntegra as notícias que serviram de referência pra esse artigo:

https://blog.manpowergroup.com.br/hard-e-soft-skills-suas-diferencas-e-como-desenvolve-las-na-carreira/

https://forbes.com.br/carreira/2017/07/6-soft-skills-mais-requisitadas-pelo-mercado/

Faça seu comentário

Copyright @ 2019 Sirius Metais - Política de Privacidade | Mapa do Site | Catálogo Virtual

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!