BC: Atividade econômica sobe em junho, mas cai 0,13% no 2º trimestre

A atividade econômica recuou 0,13% no segundo trimestre de 2019, em relação aos três meses anteriores, conforme o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira. Foi o segundo trimestre seguido de queda no indicador.

Apenas em junho, o IBC-Br teve alta, de 0,3%, na comparação dessazonalizada com o mês anterior, quando avançou 1,1% (dado revisado de 0,54% de aumento). 

O resultado ficou acima da mediana das estimativas colhidas pelo Valor Data, de elevação de 0,1%.

Nos 12 meses terminados em junho, houve crescimento de 1,08% na série sem ajuste. Devido às revisões constantes do indicador, o IBC-Br medido em 12 meses é mais estável do que a medição mensal, assim como o próprio Produto Interno Bruto (PIB).

Gráfico demonstrando atividade econômica de mercado.

Ante junho de 2018, o índice teve queda de 1,75% na série sem ajuste. No primeiro semestre, a variação foi positiva, em 0,62%.

O comportamento do indicador no mês de junho foi influenciado pelas quedas de 0,6% da produção industrial e de 1% dos serviços, e alta de 0,1% do varejo.

O IBC-Br tem metodologia de cálculo distinta das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O indicador do BC, de frequência mensal, permite acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB), de frequência trimestral, descreve um quadro mais abrangente da economia.

Notícia do Valor Econômico, retirada do Instituto Aço Brasil. Confira em:
http://www.acobrasil.org.br/site2015/noticia_interna.asp?id=14633

Faça seu comentário

Copyright @ 2019 Sirius Metais - Política de Privacidade | Mapa do Site | Catálogo Virtual

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!