Sirius Metais recebe palestra sobre tuberculose

Na manhã desta sexta-feira a Sirius Metais recebeu uma equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jordanópolis, bairro onde fica a empresa.

 

A visita foi com o intuito de apresentar uma palestra aos funcionários da Sirius Metais sobre tuberculose, doença que estava erradicada no país.

Tuberculose 1

A doença agora é tratada como TB, numa tentativa de desvincular o preconceito que existe por conta da doença, que já foi considerada há muitos anos como uma das perigosas no Brasil. Hoje ela mata anualmente cerca de 6 mil brasileiros e, pior, nos próximos 10 anos ela pode matar por volta de 30 milhões de pessoas no mundo.

 

“Agora chamamos de TB, numa ação batizada de Campanha da Tosse. A tosse com secreção por mais de duas semanas, que é, portanto, um dos principais sintomas da TB”, informou um dos palestrantes.

 

Além desse sintoma, a febre baixa no final da tarde ou início da noite, o suor noturno e sinais de fraqueza são outros sintomas que caracterizam a doença.

 

O alerta se faz importante porque a doença dá sinais de que está se fortalecendo. Quatro moradores da região estão em tratamento na UBS. Pensando em combater o problema a equipe da UBS trouxe equipamento para fazer o exame já na empresa.

 

São potes pequenos usados para o exame do escarro. Os funcionários da Sirius Metais puderam levar para casa e trazer os potes na próxima semana, quando a equipe voltará para coletar as amostras. O resultado sai em 24 horas. Quem contrair a doença é informado por telefone e começa o tratamento imediatamente.

Tuberculose 2

“Achamos bem interessante a iniciativa da prefeitura e percebemos que a doença é mais perigosa do que pensávamos, então é muito importante essa atenção aos sintomas. Foi legal ver que os funcionários se interessaram em entender e fazer o exame também”, diz o Analista de Comunicação da Sirius Metais André Côrtes.

 

O perigo é eminente, afinal, o tratamento exige normalmente acompanhamento de 6 meses. Mas pode chegar a 9 meses em diabéticos.

 

Os números também mostram que um terço da população mundial está infectado com o bacilo da tuberculose, embora ela só seja transmitida por quem estiver com o bacilo nos pulmões. No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas possuem o bacilo e, desse montante, entre 5% a 10% contraem a TB.

 

Faça seu comentário

Copyright @ 2018 Sirius Metais - Política de Privacidade | Mapa do Site | Catálogo Virtual

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!