Sirius Metais assiste palestra de Mário Sérgio Cortella

Ética não é cosmética. Esse foi o principal bordão usado por Mário Sérgio Cortella durante uma palestra sobre o tema, na qual a Sirius Metais esteve presente no último dia 5 de maio. Filósofo, mestre, professor, educador e escritor, Cortella é considerado uma das mentes mais brilhantes do Brasil e é referência quando o assunto é falar de comportamento, valores, política e cultura.

CORTELLA 1

Conforme ele mesmo repetiu diversas vezes, ética não é cosmética, ou seja, não é algo como a maquiagem e, sim, algo real e concreto. Ética não pode ser de fachada, seja na família, mídia ou escola. “Todo ser humano com capacidade de pensar e conduzir a própria vida possui ética. O que o outro faz pode ser para você antiético, entretanto, até mesmo os bandidos possuem sua própria ética, sua forma de conduzir as situações baseadas nos valores em que eles acreditam”, explica Cortella.

 

Desta forma, não existem pessoas sem ética, mas sim pessoas que escolhem o que fazer e é isso o que vai determinar a integridade de cada um. Cortella enfatizou que a ética na vida humana pode ser respondida diariamente com três grandes questões. Quero? Posso? Devo? Ele explica. “Há coisas que eu quero, mas não devo. Há coisas que eu devo, mas não posso. Há coisas que eu posso, mas não quero. A paz de espírito e a felicidade só existem quando se conciliam esses princípios”.

13161259_1711711035712991_1821917083_o

Além de ética, Cortella também destacou que a população não deve se acostumar com as podridões que assolam o cenário político do país. Para ele, o país vive um de seus maiores momentos na história, onde a luz foi acessa e todos passaram a observar com mais clareza as situações. Ainda segundo Cortella, esse comportamento mudou a partir do momento em que as pessoas deixaram de se habituar com as coisas ruins.

 

“Quando eu era criança pescava nos Rios Tietê e Pinheiros e, hoje, eles estão mortos e podres. Mas nós nos habituamos e continuamos a viver ao lado deles. Na política é igual, porém, já percebemos uma mudança no comportamento da população, que agora acompanha até mesmo votação no senado pela televisão ou celular”, conta.

13173995_1711694815714613_968367534927018861_n

Por fim, ele deixou uma mensagem otimista em relação ao futuro do país. “Sempre me perguntam se o Brasil tem jeito. E eu respondo o seguinte: olhe para essa plateia aqui presente, todos vocês deixaram alguma atividade na tarde de hoje para virem até aqui debater e ouvir sobre ética. Todos os lugares onde vou é assim, sempre há duas, três, cinco mil pessoas discutindo ética em todos os estados do país para cada palestra que me convidam. Essa é a melhor resposta para saber se o Brasil tem jeito”, encerrou.

Uma resposta a Sirius Metais assiste palestra de Mário Sérgio Cortella

  1. Marta Paula disse:

    Sou da Educaçao, fui aluna do Cortella, dessa forma um discipulo acompanha o seu Mestre.
    Cortella foi e sempre sera esse Mito da Educaçao.
    Parabens!

Faça seu comentário

Copyright @ 2018 Sirius Metais - Política de Privacidade | Mapa do Site | Catálogo Virtual

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!