Mercado siderúrgico nacional quer ser mais protegido

A recente ação do Presidente americano Donald Trump ao autorizar investigação comercial sobre o aço importado nos EUA rendeu a discussão de medidas parecidas no mercado brasileiro.

 

O setor siderúrgico nacional entendeu como necessário que o governo brasileiro coloque em pauta esse assunto. O tema já é discutido há algum tempo no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

 

Segundo o Presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, essa estratégia já é adotada por muitos países e o Brasil deveria observar com mais atenção essas ações.

 

“Estamos vivendo em um cenário conturbado na siderurgia, com um excesso de capacidade de 770 milhões de toneladas de aço globalmente. Com isso, estamos observando diversos países se movimentando para defender seus mercados”, explicou.

 

Os analistas de mercado acreditam que as ações do governo americano não devem afetar o mercado brasileiro de forma considerável, uma vez que o Brasil já foi atingido por medida antidumping americana no ano passado.

Mercado Antidumping

“Já estamos praticamente fora do mercado americano”, diz o presidente da Usiminas, Sergio Leite. Segundo ele, o impacto será colateral, visto que o aço chinês que deixar de ser vendido nos Estados Unidos será desviado a outros países, com o Brasil podendo estar nessa rota.

 

Ainda em 2016 a Mdic, iniciou uma investigação para averiguar suposta existência da prática de dumping nas exportações de aço plano laminado a quente da Rússia e da China para o Brasil. O processo foi aberto após denúncias enviadas pelas usinas. O presidente da Usiminas acredita que essas medidas antidumping saiam no início do segundo semestre deste ano.

 

Dados da Associação Mundial do Aço colocam o Brasil como o nono produtor mundial de aço, com 30,2 milhões de toneladas em 2016, ou 1,9% do total produzido mundialmente.

 

Os Estados Unidos ocupam a quarta colocação, com 78,6 milhões de toneladas e 10% do mercado global. A China é o maior fabricante global, com 808,4 milhões de toneladas produzidas em 2016, com quase 50% do mercado.

 

Faça seu comentário

Copyright @ 2018 Sirius Metais - Política de Privacidade | Mapa do Site | Catálogo Virtual

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!