Confiança da indústria atinge maior nível desde 2014

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) atingiu a melhor marca desde maio de 2014 ao chegar a 89 pontos, segundo dados divulgados ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Um balanço prévio já havia demonstrado que o início de 2017 seria mais promissor que os últimos dois ou três anos. A expectativa era que em janeiro o ICI subisse cerca de 3,1 pontos. A meta não só foi cumprida, como superada, ao avançar 4,3 pontos.

ICI

“O setor parece estar reagindo a uma combinação de aceleração da produção no final do ano e do ritmo de queda dos juros a partir de janeiro”, informou o Superintendente de Estatísticas Públicas da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Junior.

 

Segundo a FGV, a melhora na confiança é explicada por diversos motivos que podem fazer desse ano um período melhor para o cenário econômico do país. Um deles é a redução da taxa Selic, que hoje é de pouco menos de 13% ao ano.

 

Os sinais que demonstram queda na inflação é mais um fator que colaborou significativamente para que as expectativas no começo deste ano superassem o que era previsto.

 

Além disso, outros indicadores também tiveram resultados positivos. O Índice de Expectativas (IE) e o Índice da Situação Atual (ISA), por exemplo, apresentaram avanço em janeiro.

Faça seu comentário

Copyright @ 2018 Sirius Metais - Política de Privacidade | Mapa do Site | Catálogo Virtual

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!