Caneta esferográfica é desafio para indústria do aço chinesa

A China é conhecida mundialmente por ser a maior indústria exportadora de aço que existe. O país asiático é responsável por fornecer material para a produção de milhares de itens feitos com esse tipo de material.

 

A própria China também faz valer o uso de sua produção de aço interna para a fabricação de aparelhos eletrônicos, trens e até mesmo foguetes. Contudo, os chineses enfrentam um problema até agora não resolvido.

 

Trata-se da confecção de canetas esferográficas. Esse objeto faz uso do aço em praticamente todo o seu desenho. O curioso é que os chineses encontram dificuldade em fabricar uma parte específica da caneta, a ponta arredondada, de onde a tinta é expelida ao encontrar com o papel.

caneta

O assunto é tratado com muita seriedade no país, tanto é que foi tema de um pronunciamento na televisão do Primeiro-Ministro chinês Li Keqiang no ano passado. Na ocasião, Keqiang informou que as canetas da China eram consideradas ásperas quando comparadas com as confeccionadas na Alemanha, Suíça ou Japão, países tidos como referência na fabricação desse produto.

 

O problema chinês é que para fabricar a bolinha da ponta da caneta são necessárias máquinas de alta precisão, placas de aço muito finas e ao mesmo tempo extremamente sólidas. A questão é que o aço produzido na China não possui essa de característica e, portanto, o país não consegue fornecer com a qualidade necessária esse tipo de material.

 

 

Na China existem cerca de 3 mil fabricantes de canetas e, com esse problema, eles são obrigados a importar o aço específico para essa produção. O gasto anual gira em torno de US$18 milhões.

 

Esse empecilho, entretanto, pode estar chegando ao fim. A companhia de ferro e aço Taiyuan Iron and Steel Co, depois de cinco anos de pesquisa, colocou no mercado o primeiro lote de canetas esferográficas feitas 100% no país. Caso os testes surtam efeito, a China espera que em dentro de dois anos esse problema seja sanado.

 

Faça seu comentário

Copyright @ 2018 Sirius Metais - Política de Privacidade | Mapa do Site | Catálogo Virtual

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!