Brasil terminou 2016 com queda na produção de aço

O setor da construção é um dos que mais está sofrendo com a crise instaurada no país e com os resultados pouco animadores dos últimos dois anos. Dentro desse contexto, o segmento do aço fechou 2016 com produção total de 30,2 milhões de toneladas de aço bruto.

 

Número que representa queda de 9,2% perante os resultados de 2015, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Aço Brasil.

 

A produção de laminados também sofreu forte baixa. Os quase 21 milhões de toneladas desse tipo de material produzidos não foram suficientes para impedir que o ano fechasse com queda de quase 8%.

OEVLYB1-[Convertido]2

Os números demonstram, segundo o Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello, que 2016 foi a pior crise de todos os tempos para o setor.

 

“Os números predominantemente negativos espelham a gravidade do que viveu o setor do aço no Brasil no ano passado. Nem mesmo a crise de 2008, que foi mundial, foi tão ruim. O setor vinha de um período capitalizado, e a recuperação foi relativamente rápida. Havia ainda a China em franca expansão e demandadora de aço naquela época”, disse Mello em entrevista à Agência Brasil.

 

Em contrapartida, o Presidente Executivo do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), Carlos Loureiro, previu em dezembro passado que as vendas de aço no Brasil podem subir em até 5% em 2017.

 

Loureiro acredita que as perspectivas de crescimento na economia brasileira, mesmo que pequena, farão com que o mercado do aço volte a ficar aquecido. Ao menos ele já prevê um cenário melhor neste ano ante os resultados de 2016.

 

“Se o crescimento do PIB for de 0,7% vai ser difícil o crescimento de 5%. Para a compra, talvez suba um pouco menos, mas acho bastante difícil que 2017 seja pior que 2016”, afirmou. A queda da Selic é tratada pelo executivo como um fator determinante para a melhora do mercado.

 

Os setores automobilísticos e de construção civil serão os mais estimulados por essa queda. Esses dois segmentos do aço são responsáveis por movimentar grande parte do consumo de aço no Brasil.

Faça seu comentário

Copyright @ 2018 Sirius Metais - Política de Privacidade | Mapa do Site | Catálogo Virtual

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!